terça-feira, abril 13, 2010

48, de Susana Sousa Dias (Portugal, 2009) e o "rigor"



Crítica minha na Cinética, colaborando na cobertura do É Tudo Verdade 2010.

***

Este filme me fez pensar em muitas coisas que acho importantíssimas. Foi bem parecido com a peça "Corte Seco" neste sentido: bom pra conversar e ruim pra assistir (apesar de que acho que o filme ganha neste quesito, é um pouco menos chato). No caso do 48, me vem uma palavra que tá sempre no discurso da crítica em geral (em geral mesmo) em relação a certos tipos de filmes, ou de atitudes e características contidas dentro de certos filmes: rigor.

Vendo os planos fixos do James Benning no "Ruhr" (2009), pensei que provavelmente essa palavra vai estar na maioria das críticas que serão feitas do filme (na verdade, não sei se serão feitas, porque saíram umas 100 pessoas da sala, fizeram aquelas gracinhas de sempre pra chamar atenção, o incomodados com uma coisa com a qual não se consegue se relacionar - o que não tem nenhum problema em si, é só ir embora - foi gerando as piroes reações, atrapalhando quem tava na viagem. Sim, moramos na maior cidade pequena do Brasil. O problema é achar que somos metropolitanos, cosmopolitas e tal...).

O que é "rigor"? Recorro ao Houaiss:

n substantivo masculino 1 rijeza material, física, ausência de flexibilidade, de maleabilidade; rigidez, dureza, inflexibilidade Ex.: 2 Derivação: por metáfora. grande severidade (de princípios, de moral etc.); demasiado escrúpulo; austeridade Ex.: o r. da educação religiosa 3 falta de tolerância; intransigência Ex.: o r. do chefe com relação aos funcionários 4 crueza, rudeza nas atitudes, no trato com os demais, falta de candura; aspereza Ex.: era um homem de grande r. nos relacionamentos, mesmo com familiares e conhecidos 5 persistência, determinação na realização de empreendimentos, em decisões etc.; tenacidade Ex.: estudioso de muito r. em suas pesquisas 6 comportamento que denota essa persistência; obstinação 7 exatidão extremada; retidão, precisão Ex.: o r. do julgamento 8 grande intensidade (de um fenômeno) Ex.:

Enfim, há problemas na eleição do rigor como qualidade acima de qualquer suspeita. A maior delas é que ele só se aplica a certos perfis de obras que lidam com uma certa idéia de austeridade com o público. Nunca vi alguém falar do rigor de "Cantando na Chuva", de "Clube dos Cinco" ou de "Iracema". Esta "estética do rigor" só se aplica a esta superfície séria, me parece. Ela se refere a uma atitude sisuda em relação ao mundo. E acaba assim, pressupondo uma moral bastante limitada pra arte. A exatidão e a precisão, que esta idéia carrega em si, se aplicam obras onde isto é muito perceptível como tema, obras que tendem a uma idéia de reflexividade das formas à la cinema moderno, raciocínio este que se estabelece através da crítica ao espetáculo via Debord e turminha. A idéia de rigor não comporta o humor. Não comporta a destruição de si mesma, o riso do seu prórpio ridículo como obra (face essa que toda a obra contém), a sua arbitrariedade absoluta. Visa uma espécie de segurança de discurso.

Enfim, acho que esta defesa do rigor esconde uma grande preguiça ligada a certos procedimentos formais (câmera parada, ausência de trilha sonora, planos alongados, gente que não ri, enfim: falta de diversão) que acaba mais por funcionar na distinção de quem "pertence ao meu clube dos emburrados", e , na verdade, quem se encaixa nestes meus pré-requisitos que me permitem olhá-lo. O discurso do rigor funciona muito por esta tabelinha de procedimentos que nos fazem permitir ou não olhar para uma obra a partir do que ela mostra, além de adotar um ponto de vista cristão-ascético bastante esquisito "vi-bresson-semana-passada".

Enfim, acho que o 48 é um exemplo bastante ajustado a isso. Os comentáros que vi acerca do filme antes de escrever o texto pareciam comentários de sinopse, anteriores ao filme, escritos ao saber que o filme só mostra fotografias paradas, que duram vários minutos cada uma, e que trata de um assunto sério (o mais de todos no documentário: regimes políticos autoritários). Nada melhor para a turma dos rigorosos: tema "importante" com "procedimentos de vanguarda"? Pode premiar.

2 comentários:

Fábio Andrade disse...

Três parágrafos seguidos começando com "enfim". Uau!

juliano disse...

meu querido blog de poesia.