sábado, junho 02, 2007

Íris aberta




Olá.

Não tenho conseguido postar coisas aqui com assiduidade. Nâo tenho conseguido me organizar para tal, mesmo tendo assumido pra mim mesmo este espaço como como lugar pra textos que nascem muito na hora, no ato, que se formam a partir do vai saindo. Mas fico um pouco decepcionado por isto. Tenho pensado muito em escrever sobre música. Estou me devendo isto.

Mas agora me deparei com um negócio que pra mim é super interessante, e um pouco constrangedor. No meu computador existem algumas anotações que faço, um pouco aleatórios sobre coisas que tenho vontade de fazer, principalmente me filme. Tenho pensado muitas coisas na rua prum próximo filme com atores, roteiro, e aquilo tudo - torço para que "aquilo tudo" seja constituído por cada vez menos pessoas. Pensei há 10 minutos: vou aproveitar que estou aqui um pouco de bobeira e escrever as pequenas idéias que tenho tido sobre este próxio filme. Abri um arquivo chamado "anotações sobre próximo filme" ("sobre " me parece uma palavra essencial aí). Foi muito interessante ler. Não compreendo bem algumas coisas. Talvez seja legal para outros também. Aí vai:

  • "história com personagens mulheres
  • a passagem do atravessar a rua, o olhar e a morte
  • a questão do toque, da vontade de tocar, da dificuldade de tocar, do mundo que existe e pesa na ponta dos dedos na hora do toque
  • a memória coletiva, impessoal
  • o espaço
  • os espaços
  • mostrar o essencial, mas não o mais importante
  • o que é o mais importante?
  • não mostrá-lo, sugerí-lo
  • ele cabe na imagem?
  • filme é importante?
  • a importância dos instrumentos, dos meios
  • filme e transportes (iguais? equivalentes?)
  • o confessional (figures)
  • a presença, qual a importância dela ou da falta dela (cinema) (será?)
  • o espaço vazio
  • o espaço onde deveria estar algo
  • o vazio-lacuna, o vazio-ausência
  • os objetos lisos, os metais, os vidros, as trasparências
  • os caminhos e as vias (liang)
  • os meios de interação
  • a percepção dos fragmentos
  • “o que eu deveria”
  • a 1a pessoa
  • o que não fiz
  • Nâo Fiz
  • e o que a memória diz sobre isso, sobre o que não fiz? sobre o que já está perdido
  • voz que fala é a de quem fez esse filme. como se a memória fosse um filme, uma organização de fragmentos que tem uma relação íntima entre si e com essa pessoa que fala
  • o cheiro, o nariz cheirando
  • imagens-sentido
  • imagens-experiência
  • fragmentação tornando o lugar comum abstrato
  • passeio no bosque
  • banho de rio
  • cheiro de chuva
  • o vento
  • o vento"
Ai, que vergonha. Mas, sei lá, de repente sirva pra alguém, até como comédia. A questão do "sobre" é um pouco como as coisas servem como ferramentas pra se dizer o que se quer. Talvez a velha discussão "forma e conteúdo". Talvez. Porque isso que escrevi aí em cima é sobre, em cima de nada. Não há roteiro, ou a mínima ação esboçada. Muitas das coisas aí já estão descartadas pra um filme que tenho imaginado mais ultimamente. Mas acho curioso enquanto começo, centelha. Tenho muito interesse em saber como é esse processo pras outras pessoas. Até pra essa pessoa que escreveu essas anotações há uns meses atrás.

2 comentários:

Luisa Coser disse...

eriçada. enrijecida.
iris aberta...
vim-te-visitar.
beijo
lu

Anônimo disse...

Oi Juliano.
Gostei do seu blog.
Das idéias, me identifiquei com "cheiro de chuva". Estive pensando nisso por esses dias... fazer um filme em que o cheiro tivesse um papel importante. Não sei você, mas eu tenho uma mania de reparar em cheiros, e há alguns que estão diretamente ligados à memória afetiva, tipo cheiro de carnaval, cheiro de Natal, cheiro da casa daquela tia que você frequentava na infância... só não sei se/como é possível representar isso em Cinema. Como mostrar sem que a pessoa precise falar do cheiro nem faça expressões tão óbvias de que está cheirando algo? Quando você está na rua e passa alguém com o cheiro da sua ex-namorada, vem uma sensação boa (ou não), vem uma lembrança. Será que é possível representar isso? Você conhece algum filme em que isso aconteça?
Se puder me indicar: manuellerosa@gmail.com
Obrigada!

Ah, e anotar idéias aleatórias é importante, eu realmente preciso fazer isso... não faço, e consequentemente só lembro do que pensei nas 2 últimas semanas